A EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS PLENAS: ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL A NOVA POLÍTICA PÚBLICA DO ESTADO DE MATO GROSSO
Resumo
A presente pesquisa se refere a uma transformação no âmbito escolar a partir de uma Política Educacional na qual o Ensino Médio passa a ser em período Integral. Neste estudo discorremos a respeito das visões dos gestores, professores e alunos sobre essa mudança. Desta maneira esta pesquisa caracteriza-se como sendo qualitativa e teve por objetivo identificar as visões dos envolvidos nesse processo sobre o Ensino Médio em Tempo Integral e a Educação Física. Para a realização deste estudo, fizeram parte 43 alunos, 2 professores de Educação Física, 5 gestores escolares e 1 gestor da SEDUC, totalizando 50 participantes. Utilizamos como instrumento para coleta dos dados 4 questionários, sendo 1 para cada segmento dos participantes. Para os alunos e professores o questionário continha sete perguntas, já os questionários dos gestores da escola e do gestor da SEDUC continha cinco perguntas dissertativas. As coletas dos dados foram realizadas em 4 escolas de Cuiabá-MT que oferecem Ensino Médio em Tempo Integral. Para análise dos dados, fizemos a escolha pela proposta de redução Bogdan e Biklen (1994), e chegamos a 2 categorias que denominamos: "Ensino Médio em Tempo Integral: formando para a vida", e "Ensino Médio em Tempo Integral e a Educação Física Nessa Nova Política". Foi possível identificar que essa nova política vem mudando o panorama do ensino Médio no Estado de Mato Grosso. Mas que ainda passa por um processo de adaptação os personagens dessa história.
Palavras-chave: Ensino Médio em Tempo Integral. Política Educacional. Educação Física
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