ERROS ORTOGRÁFICOS EM USUÁRIOS DE AASI
Resumo
Identificar os erros ortográficos mais frequentes em duas crianças usuárias de AASI em idade escolar. Método: Trata-se de um estudo de caso descritivo realizado no ambulatório de Fonoaudiologia da Clínica escola do Centro Universitário de Várzea Grande- UNIVAG, na cidade de Várzea Grande-MT, onde foram selecionadosdois escolares,com perda auditiva do tipo sensorioneural moderada e sensorioneural moderadamente severa.Estesforam avaliados quanto à leitura e à escrita, através da aplicação dos protocolos padronizados como o Prolec e o Pró-ortografia, onde se objetivou observar a leitura, as hipóteses de escrita dos escolares e a persistência dos erros, traçando um paralelo com os principais achados literários. Resultados:Os escolares avaliados quanto aos protocolos de leitura e escrita se mostraram muito abaixo do esperado para sua faixa e ano escolar, demonstrando o conhecimento das letras somente de forma isolada e falha tanto na segmentação quanto na compreensão de palavras e sentenças e quanto aos erros na sua maioria foram classificados como outros achados uma vez que se observa disposição aleatória das letras sem que estas demonstrem relação com as palavras pretendidas.Conclusão:Com base nos dados obtidos na avaliação e discussão pode-se concluir que os usuários de AASI apresentam deficiência escolar mesmo estes tendo realizado reabilitação auditiva e sendo protetizados em período compatível com seu ingresso escolar e apresentação da linguagem escrita formal, conclui-se também que os erros apresentados não se enquadram em nenhum padrão classificatório e que independente do ano escolar ambos
apresentaram proximidade nas suas hipóteses de escrita demonstrando uso das letras de forma
aleatória sem que estas fizessem a menor relação com a palavra pretendida, e que apesar de o
número de indivíduos selecionados se mostrarem insuficientes para se traçar um perfil de
escolares usuários de AASI pode-se afirmar que estes ainda enfrentam muitas dificuldades no
processo de aquisição de aprendizagem tanto da leitura quando da escrita e que o ambiente
educacional de aprendizagem carece de profissionais especializados e de métodos efetivos que
auxiliem a sanar as dificuldades encontradas por esses escolares, possibilitando pesquisas e
criação de métodos de ensino para esse público em especial.
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