COHOUSING SENIOR: PROJETANDO UMA NOVA FORMA DE MORAR PARA IDOSOS
Autores
Isabel Leticia Machado
José Afonso Botura Portocarrero
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo projetar uma nova forma de morar para idosos ativos, através de uma CoHousing, para o município de Cuiabá, MT. Visto que nos dias atuais observa-se que o envelhecimento da população vem aumentando constantemente e com isso, estudos específicos dirigidos ao público da terceira idade. Um dos temas mais discutidos é o envelhecimento saudável, que analisa as realidades enfrentadas por muitos idosos que vivem em asilos, residências de longa permanência, etc., e vivenciam abandono, isolamento social e até abusos que afetam diretamente sua qualidade da vida.
O estudo proposto desenvolve-se pelo método de pesquisa qualitativo que descreve uma relação entre o objetivo e os resultados que não podem ser interpretadas através de números, nomeando-se como uma pesquisa descritiva e foi necessária uma extensa pesquisa sobre a temática, levando em consideração o contexto em que o público idoso está inserido e as características da sociedade a qual pertence.
Buscou-se analisar as demandas da população idosa e fornecer meios de não só as suprir, como também proporcionar maior qualidade de vida através da CoHousing.
Desenvolveu- se o programa de necessidades e consecutivamente o projeto, adaptando os conceitos à realidade e as normativas brasileira. Apesar de existirem inúmeras CoHousings ao redor do mundo, há ainda aspectos em comum que reunidos, têm o mesmo proposito que é incentivar a vida participativa em comunidade.
Vale ressaltar que devido à escassez de referências no Brasil, há ainda necessidade de pesquisas voltadas para esse tema, visto que novas formas de moradia estão surgindo a cada dia, principalmente nos últimos anos com as camadas sociais e a vida em comunidade se modificando dia após dia.
Palavras Chave: Idoso; CoHousing; Queda; Qualidade; Comunidade.