PROPOSTA DE EDIFÍCIO CORPORATIVO INTELIGENTE EM CUIABÁ - MT
Autores
Bruna de Oliveira Cotrim Dias
Carmelina Suquere De Moraes
Resumo
A arquitetura tem um grande impacto social, uma vez que sua atuação e conceito se expandem para além da construção. Assim, além de criar espaços esteticamente harmoniosos e confortáveis, existe um cuidado humano e social nesse trabalho. Nos dias atuais, a discussão sobre a arquitetura sustentável tem ganhado cada vez mais força no mercado, tendo em vista sua forma efetiva na diminuição do impacto ambiental causado pelo setor da construção, que se tornou um grande problema.
Por consequência, foi observado o desenvolvimento de técnicas sustentáveis, como os “smart buildings”. Estes são um novo conceito do mercado, que têm como objetivo a diminuição do impacto ambiental, de modo a eliminar o desperdício e aumentar a sustentabilidade, além de gerar maior desejo de consumo nos compradores.
Segundo Faria (2020)¹, “edifícios corporativos com práticas sustentáveis têm suas unidades alugadas mais rapidamente quando comparados com empreendimentos convencionais”, ou seja, o corporativismo está cedendo às técnicas sustentáveis. Nessa perspectiva, nota-se que, além da valorização da marca, existem ganhos financeiros ao longo dos anos, sendo que as taxas de condomínio dos edifícios sustentáveis são entre 15% e 25% menores, de acordo com esse estudo.
Os resultados positivos conquistados por esses edifícios mostram a relevância da incorporação de técnicas inteligentes e sustentáveis, tanto na área de construção, como em outros setores. Segundo Jerônimo (2015)², “o termo sustentabilidade é recente e nas áreas de Engenharia e Arquitetura é utilizado para definir as atribuições de edifícios inteligentes que possam proporcionar àqueles que os habitam, maior conforto ambiental, maior segurança, melhor qualidade de vida, além de promoverem uma maior redução nos impactos ambientais”. Isto é, a qualidade de vida dos consumidores se transformam positivamente a partir de técnicas inteligentes.
Esse mesmo estudo evidencia que, em virtude da possibilidade de esgotamento dos recursos naturais e da demanda cada vez maior por energia e água potável, é necessária uma conscientização da população, pois, de outra forma, a sociedade estará diante de um cenário que vislumbra um futuro incerto e desolador. Diante disso, é necessário que haja uma mobilização na área da construção civil para a produção de projetos e, posteriormente, a construção de edifícios que viabilizam um maior conforto ambiental e melhor qualidade de vida, além de contribuir para a redução dos impactos ambientais acometidos.
Diante do exposto, observa-se a necessidade de novas alternativas ao se construir edifícios sustentáveis. As técnicas inteligentes possibilitam resultados sustentáveis significativos. A importância deste projeto se desenvolve a partir da necessidade de melhor qualidade de vida no município de Cuiabá – MT, tendo em vista o desconforto térmico causado pelo clima na maior parte do dia e a necessidade de conscientização acerca do impacto que o calor gera dentro e fora de um edifício, que pode ser evitado, quando alinhado às técnicas disponíveis.