A DANÇA NO ENSINO MÉDIO: VIVÊNCIAS E CONCEITOS
Resumo
O presente estudo teve como objetivo identificar as vivências e os conceitos em dança de alunos do último ano do Ensino Médio em uma escola Estadual de Várzea Grande-MT. Tratase de uma pesquisa do tipo descritiva com abordagem qualitativa, realizada em uma escola pública localizada na região central de Várzea Grande-MT, abordando três turmas do período vespertino. A amostra constituiu-se de 76 alunos do terceiro ano, sendo 46 meninas e 30 meninos com idades entre 16 e 18 anos. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário composto por 6 questões, sendo 5 fechadas, versando sobre características de perfil, vivências em dança e ritmos de maior afinidade, e uma questão aberta sobre o conceito de dança. Os resultados mostraram que as vivências de dança dos alunos ocorreram, em sua maioria, em ambientes que costumam frequentar mais, como escola, família, centro comunitário, etc., o que afirma a presença da dança em ambientes de ensino diversos, formais ou não formais. É importante, no entanto, que essas vivências estejam mais presentes nas aulas de Educação Física Escolar, considerando que a dança é um conteúdo da Educação Física, para que o conhecimento sobre essa prática corporal favoreça sua apropriação de maneira mais significativa, participando do processo de formação e fazendo parte das escolhas dos indivíduos. Os conceitos elaborados pelos alunos voltaram-se a expressão corporal, exercício para o corpo, dentre outros, o que coincide com vários conceitos propostos na literatura sobre Dança, como expressão de movimentos repletos de sentidos e significados revelados corporalmente. A partir dos conceitos registrados nesse trabalho, entende-se que os professores de Educação Física podem e devem aproveitar os conhecimentos que os seus alunos possuem para otimizar o desenvolvimento da dança nas suas aulas, estabelecendo-a como um dos conteúdos a serem abordados no seu planejamento.
Palavras-Chave: Dança; Educação Física; Ensino Médio.