FORMAÇÃO INICIAL: A VISÃO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE SEU PRIMEIRO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autores

  • Daiane Moraes 2018
  • Larissa Beraldo Kawashima

Resumo

O estágio no processo de preparação profissional em Educação Física é visto como uma ponte para a aprendizagem, responsável pela integração entre a prática e a teoria. O objetivo desta pesquisa foi o de analisar a visão dos acadêmicos do oitavo semestre do curso de Licenciatura em Educação Física do Univag (turma 2008/1) em relação ao seu primeiro estágio supervisionado e as dificuldades enfrentadas pelos mesmos. Para tanto, a proposta metodológica que dá suporte a este estudo é baseada na abordagem qualitativa, sendo o instrumento de coleta de dados um questionário com oito perguntas abertas respondidas por vinte e seis acadêmicos do oitavo semestre de Educação Física do UNIVAG. A análise dos dados se deu de forma interpretativa. Após a interpretação dos dados concluímos que a disciplina de Estágio Supervisionado é essencial na formação do acadêmico. Sendo assim destacam-se as informações mais importantes: a) a dificuldade que os sujeitos tiveram na aplicação das aulas, b) a dificuldade com o planejamento das aulas; c) o auxilio do professor tutor; e por ultimo, d) a experiência mais difícil no primeiro estágio. Enfim, espera-se que esta pesquisa possa ajudar aos demais acadêmicos que irão passar pela vivência de estágio supervisionado.

Palavras-chaves: Estágio, Educação Física, Formação profissional.

Downloads

Publicado

16-10-2018

Edição

Seção

Artigos