O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E OS ALUNOS DEFICIENTES: CONSIDERAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

  • Kelly Regina da Silva
  • Raquel Stoilov Pereira

Resumo

O interesse por esta pesquisa surgiu ao cursar uma disciplina de Educação Física e alunos com deficiência, durante o curso de licenciatura em Educação Física. O objetivo desta pesquisa é verificar a formação e o conhecimento de professores de educação física em relação a alunos deficientes, nas escolas públicas municipais de Cuiabá. O estudo é do tipo descritivo com abordagem qualitativa e ocorreu em 18 escolas municipais de Cuiabá, Mato Grosso, com a participação de 18 professores de Educação Física, 11 homens e 7 mulheres, que possuem, em suas turmas alunos com algum tipo de deficiência. Como instrumento de pesquisa elaboramos um questionário com 11 questões fechadas e 3 aberta, desenvolvidas a partir das necessidades, dos 5 professores apontaram não terem tido contato com as questões sobre a deficiência durante a graduação em Educação Física, sendo que do total de professores 4 afirmam ter um conhecimento profundo na área, 5 um conhecimento intermediário e 1 um conhecimento nulo. No entanto, ainda que o conhecimento não seja suficiente, 14 dos docentes nunca realizaram cursos específicos na área da deficiência e afirmam que a Secretaria Municipal de Educação também nunca proporcionou cursos de capacitação nessa área. Um dado alarmante que merece atenção é que 78% dos professores não se sentem preparados, ou sentem-se apenas em parte preparados, para trabalhar com alunos inclusos. Concluímos que este estudo, ainda que não tenha atingido todas as escolas da rede, serve de alerta para a necessidade de fomentar um processo de formação continuada a esses professores, provenientes da própria rede municipal, ou não, permitindo diminuir as dificuldades existentes e melhor atender aos alunos, perspectivando melhorar a qualidade do processo ensino aprendizagem.

Palavras-Chave: Educação Física; Alunos com Deficiência; Professores. 

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Publicado

16-10-2018

Edição

Seção

Artigos