O QUE É EDUCAÇÃO FÍSICA? A CONCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE

Autores

  • Anderson de Arruda
  • Raquel Stoilov Pereira

Resumo

O presente estudo teve como objetivo identificar a concepção de acadêmicos da área da saúde sobre á Educação Física. Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva com abordagem qualitativa, que ocorreu em 01 Instituição de Ensino Superior localizada no município de Várzea Grande, Mato Grosso. A amostra constituiu-se de 48 acadêmicos dos cursos de educação física, enfermagem, fisioterapia e psicologia, sendo 12 acadêmicos de cada curso. Do total de participantes, 35 eram do sexo feminino e 13 do sexo masculino, com idade média de 23,20 anos. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário composto por 10 questões, sendo 6 fechadas e 4 abertas. Os resultados obtidos a partir da técnica de decodificação demonstraram que: 83,3% reconhecem que as aulas de Educação Física contribuíram, parcialmente ou significativamente, em sua formação; 81,2% dos alunos acreditam que essas aulas tem a importância no currículo escolar e concordam com sua obrigatoriedade como disciplina. Outros resultados relevantes foram que 20,8% não souberam definir o significado da Educação Física, 45,8% relacionaram a função da Educação Física para sociedade com a promoção, manutenção da saúde e prevenção de doenças e outros 47,9% também relacionaram a função do profissional da área como instrumento para adquirir esses benefícios. Dessa forma, concluímos que o reducionismo da Educação Física resultante de suas características de quando inserida na sociedade, ainda na década de 30, se fazem presentes, apesar das diferentes discussões e avanços teóricos dos últimos anos, ou seja, a relevância da Educação Física para a saúde é inquestionável, mas sabemos que se almejamos formar sujeitos autônomos e críticos socialmente, as aulas de Educação Física devem suplantar esse caráter biológico e esportivo. 

Palavras-chave: Educação Física; Concepção; Acadêmicos. 

Downloads

Publicado

16-10-2018

Edição

Seção

Artigos