A PERCEPÇÃO DOS FAMILIARES DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Autores

  • Luana Maria do Couto Corrêa
  • Gabriel Noleto Rocha do Nascimento

Resumo

Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno que afeta a
comunicação, interação social e comportamento das pessoas que o possuem. As crianças
com TEA apresentam características específicas que podem desafiar o funcionamento
familiar. Compreender como os pais percebem o transtorno, suas experiências, desafios e
expectativas pode fornecer subsídios valiosos para profissionais da área de saúde, educação
e assistência social, auxiliando no planejamento de intervenções e suporte adequado.
Objetivo: Compreender a percepção de familiares de crianças com Transtorno do
Espectro Autista. Método: Foi realizada uma pesquisa qualitativa de revisão integrativa na
biblioteca eletrônica, na base de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências
da Saúde (LILACS), na ScientificElectronic Library Online (SCIELO), Revistas Cientifícas e
Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem on-line(MEDLINE). A análise de dados e
discussão foram baseadas na revisão de literatura. Resultados: Foram selecionados 11
artigos, a partir da análise, emergiram três categorias: Aspectos Emocionais, Aspectos
Socioeconômicos e Aspectos relativos à Rede de Atenção Psicossocial. Considerações
Finais: A literatura apresenta um grande arcabouço de investigações frente as atribuições da
equipe multiprofissional, porém, ainda existem lacunas no que diz respeito as atribuições
específicas do profissional de enfermagem. Sendo assim, estudos como este contribui para a
enfermagem enquanto ciência por provocar reflexões sobre o papel do enfermeiro no auxílio
diagnóstico bem como na terapeutica do TEA com especial olhar para o envolvimento do
familiar nesse contexto.

Descritores: Autismo infantil; Enfermagem Psiquiátrica, Transtorno do Espectro Autista,
Apoio Familiar.

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Publicado

01-03-2024

Edição

Seção

TCC'S