A LIBRAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DO UNIVAG – CENTRO UNIVERSITÁRIO

Autores

  • Ani Cristina Mota de Souza
  • Caroline Brandão
  • Kariny Tomaz Pacheco
  • Larissa Silva Freire Spinelli

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras), a partir de experiências vividas por três acadêmicas, duas surdas e uma ouvinte, do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Univag – Centro Universitário de Várzea Grande. A pesquisa foi realizada por meio de uma abordagem qualitativa em dois momentos. No primeiro foi realizado um levantamento bibliográfico embasado nos estudos de Cassiano (2017); Fronza e Muck (2012); Morais, Rocha, Mendonça (2018); Pereira (2018); Quadros e Karnopp (2004); Santos e Souza (2017), Silva (2018). Trata da educação dos surdos no Brasil, sistematiza algumas informações encontradas nos documentos oficiais sobre o ensino de Libras, tais como a Lei Federal nº 10.436/2002 e o Decreto Federal nº 5.626/2005. No segundo, relata alguns aspectos do processo de ensino-aprendizagem de Libras e as experiências vividas pelas acadêmicas. A aproximação entre a literatura levantada e o registro das experiências indica que a inserção da Libras na formação inicial de professores possibilita profissionais mais capacitados para atuarem na educação dos surdos e contribui para diminuição do distanciamento linguístico entre os surdos e os ouvintes. Palavras-Chave: Libras; Formação de professores; Vivências.

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Publicado

26-05-2023

Edição

Seção

TCC'S