EDUCAÇÃO REMOTA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 1ANOS INICIAIS:OS DESFIOS PARA A ALFABETIZAÇÃO COM PRÁTICAS VIVÊNCIADAS
Autores
Patricia Lobo de Bastos
Larissa Silva Freire Spinelli
Jackeline Nascimento Noronha da Luz
Resumo
O artigo se propõe a compreender os reflexos da pandemia do COVID-19 na alfabetização pelo ensino remoto do ensino fundamental- anos iniciais, em Cuiabá-MT, a partir da vivência de uma professora que trabalha com alunos do 1° ano. A pesquisa está ancorada teoricamente em Magda Soares (2016,2020,2021). Ferreiro e Teberosky, (2000) Vigotsky (2002), Bacich e Moran (2018).A metodologia e seus procedimentos foram baseados na abordagem qualitativa, utilizando a Pesquisa Exploratória e o Estudo de Caso, com entrevista por meio de questionário semi-estruturado e estruturado, aplicado virtualmente em uma professora da Rede pública de Cuiabá-MT. O ensino remoto trouxe adaptações no ensino/aprendizagem e, em especial, para a alfabetização, visto que, aumentou a integração da tecnologia à Educação, mas se difere da forma presencial, e ainda há muitas dificuldades como o vínculo, dificuldade do acesso à tecnologia e internet, participação do aluno e da família, além do reflexo da crise devido a pandemia. Diante disso, o Ensino remoto foi a possibilidade encontrada para o ensino- aprendizagem e para que o processo de alfabetização das crianças, desse vazão à constituição das subjetividades, das singularidades e ao aprendizado da leitura e escrita.
Palavras-chave: Ensino remoto; alfabetização; educação; ensino fundamental.