O PAPEL DA GESTÃO NO ACOLHIMENTO DE ALUNOS IMIGRANTES NA EMEB JOSÉ LUIZ BORGES GARCIA EM CUIABÁ/MT
Autores
Patricia Eulália Mesquita Teixeira Pereira
Larissa Silva Freire Spinelli
Resumo
No presente artigo objetiva-se refletir sobre a equidade escolar, o papel da gestão e o lugar da educação intercultural no currículo escolar, mediante o acolhimento de alunos imigrantes, e compreender o projeto Timoun Yo, ambos na EMEB José Luiz Borges Garcia Cuiabá-MT. Diante dos grandes fluxos migratórios, notou-se um aumento nas matrículas de crianças imigrantes nas escolas, o que levantou questões sobre como ela se posiciona e como acontece o acolhimento no âmbito escolar. Para compreender todo esse processo, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica ancorada em Bolívar, Villanueva, Candau, Ferreira, Fleuri, Santos e Oliveira. E uma pesquisa de campo, por meio de estudo de caso, abrangendo uma entrevista com os responsáveis pela gestão da escola e do projeto. Podendo assim, analisar que a gestão escolar compreende a equidade educativa e a educação intercultural, como ponto de partida para o acolhimento de alunos imigrantes.
Palavras-chave: Equidade; Gestão; Educação Intercultural; Alunos imigrantes.