PRÁTICAS PEDAGÓGICAS FRENTE ÀS RELAÇÕES DE IDENTIDADE DE GÊNERO NA PRÉ-ESCOLA

Autores

  • Rita Fernanda de Jesus
  • Larissa Silva Freire Spinelli
  • Maria Auxiliadora de Oliveira

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre o processo de construção das identidades de gênero, no âmbito escolar, os papéis de gênero e a construção da identidade que são produzidos e aprendidos desde o nascimento, baseados nas relações sociais e culturais definidos a partir dos primeiros meses de vida da criança. Mas, é no início da educação que a criança começa a entender a diferença entre o masculino e o feminino. A partir desse contexto, este artigo busca refletir sobre as práticas pedagógicas sexistas presentes nas atividades diárias da Educação Infantil e analisar como essas práticas estão contribuindo para a formação da identidade de gênero na educação infantil, sendo que diferenciam e reforçam comportamentos de meninas e comportamentos de meninos, reproduzindo discriminação e desigualdades entre gêneros e ao mesmo tempo reforçando uma educação sexista, em que as crianças aprendem a discriminar gênero segundo modelos preestabelecidos e impostos pela sociedade. Foi utilizada a experiência vivida no estágio supervisionado na educação infantil através da pesquisa para aprofundar o conhecimento conceitual da questão de gênero vivenciada nas práticas pedagógicas na educação infantil. É importante ressaltar que a compreensão desses conceitos possibilite valores atribuídos aos homens e às mulheres, meninos e meninas bem como as regras decorrentes desses valores. A pesquisa foi realizada por meio de uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico e documental, as observações e análises produzidas no estágio supervisionado, em dissertações, livros, revistas, documento nacional BNCC (2018), LDB 9394 (1996), RCNEI (1998) e artigos dos autores: Louro (1997), Finco (2003, 2008, 2009), Sayão (2002) e Scott (1995). Numa perspectiva de análise e com objetivo de refletir sobre a incidência das práticas pedagógicas na construção da identidade de gênero na educação infantil e por fim, fornecer referencial teórico reflexivo aos professores para que possam evitar o discurso que reproduz a desigualdade de gênero no ambiente escolar. Palavras-Chave: Identidade de gênero; Educação infantil; Práticas Pedagógicas.

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Publicado

26-05-2023

Edição

Seção

TCC'S