A ORGANIZAÇÃO ESPACIAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores
Larissa Paula Gusmão Seidler
Marcilene Lucia dos Santos
Larissa Silva Freire Spinelli
Iury Lara Alves
Resumo
O presente artigo aborda, através de uma pesquisa bibliográfica, a questão da organização do espaço da sala de aula como um aliado do educador para o desenvolvimento da aprendizagem de crianças no contexto da Educação Infantil. Para embasar este trabalho de pesquisa, foram estudados conceitos de autores clássicos e contemporâneos. As bases de dados utilizadas como principais ferramentas de busca para o levantamento das referências foram Google Acadêmico, Scholar, livros e documentos oficiais, sendo fundamentadas nos seguintes autores: Vygotsky (1989), Rego (1995), Matos (2015), Alves (2013) e Sousa e Alves (2021). O artigo aborda também a legislação brasileira no que diz respeito à Educação Infantil, a partir do que é apresentado na Base Nacional Comum Curricular (2018), atrelado às ideias desenvolvidas pelos autores supracitados, onde as relações, criatividade e construções de conhecimento por parte dos alunos, com o mundo e com os outros, são de certa forma influenciadas pela organização espacial da sala de aula. A partir disso, é por eles também debatida a figura do educador quanto a um mediador do desenvolvimento infantil, no que tange a esta utilização dos espaços.
Palavras-chave: espaço; criança; educação; aprendizagem; desenvolvimento.