O LIVRO LITERÁRIO E SUAS REPRESENTAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Autores

  • Elkia Bogarin de Sá
  • Jessica Laureany Fortes dos Santos
  • Larissa Silva Freire Spinelli
  • Iury Lara Alves

Resumo

Este artigo resulta do interesse em compreender a literatura infantil enquanto recurso pedagógico e quais são as suas contribuições para o desenvolvimento das crianças da educação infantil de zero a cinco anos e onze meses. Para tanto foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico sobre os seguintes tópicos: o surgimento da literatura infantil, a relação da literatura infantil com o desenvolvimento integral das crianças e a literatura infantil nas práticas pedagógicas. As principais bases de dados da pesquisa foram Google Acadêmico, Scielo e livros, Vygotsky (1997), Luria (2010), Rego (1995), e Coelho (1991) estão como os principais autores, assim como os documentos da RECNEI e BNCC. A análise dos materiais bibliográficos e documentais perpassou pelos objetivos de conhecer o contexto histórico da literatura infantil, analisar a relação entre a literatura e o desenvolvimento infantil e identificar práticas pedagógicas que utilizam a literatura infantil com crianças de zero a cinco anos e onze meses. A ideia principal da pesquisa é a mediação simbólica da teoria de Vygotsky, ele aponta duas ferramentas do homem que são o instrumento e símbolo. O livro literário é um instrumento que contribui com o desenvolvimento da criança, pois a literatura é uma representação do meio social que abordam questões reais do cotidiano. A linguagem é um símbolo, ela está associada as questões psicológicas superiores, ou seja, vão se desenvolvendo conforme o repertório cultural da criança. Sendo assim, trabalhar com livros literários contribui com esse processo de desenvolvimento que também está ligado as habilidades que os indivíduos vão adquirindo para imaginar, criar, expressar, comunicar, aprender, solucionar problemas, assim como, compreender o meio em que vive. Estes são uns dos resultados encontrados na pesquisa. Palavras-Chave: Literatura Infantil; Educação Infantil; Desenvolvimento.

Downloads

Publicado

26-05-2023

Edição

Seção

TCC'S