AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS HOSPITALARES E OS PEDAGOGOS COMO AGENTES DE TRANSFORMAÇÃO

Autores

  • Jéssica Paganotti de Oliveira
  • Larissa Silva Freire Spinelli

Resumo

Nesta revisão de literatura são apresentados aspectos da pedagogia hospitalar no Brasil, discutindo ainda a aceitação, difusão e aplicação destas práticas nos hospitais, como também discute em que medida o capacitismo se relaciona e se opõe a inclusão da criança hospitalizada e qual sua relevância social. Para tanto, foram consultados textos, artigos e revistas que abordam o tema. O estudo ocupou, portanto, da seleção e leitura de materiais que explorassem a pedagogia hospitalar, esclarecendo os principais conceitos, ideias e propostas e ainda realizou uma entrevista semi-estruturada. A pesquisa teve como objetivo analisar a literatura especializada sobre o trabalho do pedagogo em espaços educacionais não formais, especificamente na classe hospitalar, com crianças e adolescentes acometidos por quaisquer enfermidades que se encontram hospitalizadas, e por consequência, afastadas da vida educacional formal. Além disso, buscou compreender, com base nos estudos publicados quais foram os avanços dessa prática do pedagogo na classe hospitalar e seus benéficos para as crianças internadas. Palavras-chaves: Educação não formal; Pedagogia Hospitalar; Capacitismo; Práticas Pedagógicas Hospitalares.

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Publicado

26-05-2023

Edição

Seção

TCC'S