DIDÁTICA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS: ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO DOS ANOS INICIAIS
Autores
Beatriz Jesus dos Santos
Carla Melissa Klock Scalzitti
Larissa Silva Freire Spinelli
Resumo
Neste artigo apresentamos uma revisão bibliográfica sobre o conceito de Alfabetização Científica e Letramento Científico segundo Shen (1975, p. 265) e na Base Nacional Comum Curricular (2018), juntamente com uma pesquisa documental, por analisarmos dois livros didáticos de ciências da natureza do terceiro ano do ensino fundamental. Em seguida, apresentamos os Eixos Estruturantes da Alfabetização Científica: linhas propositivas construídas a partir da análise de uma sequência de atividades de dois livros didáticos e que devem ser consideradas quanto propostas didáticas. Por fim, procuramos identificar quais as habilidades dos indicadores da Alfabetização Científica que Sasseron e Carvalho (2008, 2011) apontam como necessárias para o desenvolvimento cognitivo de um indivíduo e, desta forma, estar se estruturando como um sujeito alfabetizado cientificamente. O conceito é então averiguado em duas sequências de atividades de dois livros didáticos, analisando se tem como objetivo promover condições e oportunidades para o desenvolvimento da Alfabetização Científica dos estudantes em contextos de educação formal.
Palavras-chave: Alfabetização Científica; Letramento Científico; Ensino e Aprendizagem; Livro didático.