HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQS) E INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores
Genilse de Brito Monteiro Ramos
Milene Danielle Borges
Larissa Silva Freire Spinelli
Resumo
Este artigo aborda o uso das histórias em quadrinhos, doravante HQ´ s, de forma interdisciplinar na sala de aula. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico e qualitativa, cujos critérios para a seleção dos artigos científicos foram autores que debatem o tema das HQ’s na educação e também práticas envolvendo as HQs de forma interdisciplinar no Ensino Fundamental. A revisão de literatura foi realizada por meio de consulta às bases de dados Google Acadêmico, Scielo e Periódicos Capes. Os principais autores nos quais assentam a pesquisa são: Vergueiro (2004, 2006), Nogueira (2007), Fazenda (1998, 2008, 2011), Japiassu (1976), Mattos (2009) e Farias (2008). Além do seguinte documento BNCC (2020). O artigo possui três tópicos, sendo que o primeiro aborda o gênero discursivo História em Quadrinhos (HQ’s), o percurso histórico, bem como as produções globais, nacionais e regionais; o segundo versa sobre o conceito da interdisciplinaridade e a relação com as HQ’s no Ensino Fundamental e o terceiro tópico apresenta a análise de práticas explicitadas em artigos que fazem o uso das HQ’s no ensino fundamental I. Observou-se que a abordagem interdisciplinar tem como objetivo trazer uma experiência mais significativa para os alunos, proporcionando a integração dos conteúdos de diferentes disciplinas. Ao valer-se das HQ’s o professor consegue elaborar atividades interdisciplinares uma vez que apenas na produção de uma HQ é possível identificar o envolvimento de diversas áreas e setores. Dos cinco artigos analisados a maioria apresentou interdisciplinaridade, envolvendo diversos temas dos demais componentes curriculares como matemática, ciências, português, artes, geografia e história.
Palavras-chaves: Histórias em Quadrinhos (HQs); Interdisciplinaridade; Ensino Fundamental