Literatura infantil e formação de leitores: caminhos que se entrelaçam
Autores
Niviah Karoline de Siqueira Gama
Larissa Silva Freire Spinelli
Polyana Olini
Resumo
A Literatura Infantil reorganiza as percepções de mundo e é durante a infância que as crianças estão mais dispostas a desenvolver o gosto pela leitura e poder levar esse hábito por sua vida toda. Nesse sentido é fundamental a presença da Literatura Infantil presente no desenvolvimento e senso crítico da criança. Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo investigar a realidade de crianças de uma escola pública municipal quanto ao desenvolvimento presente da Literatura Infantil. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e um estudo de caso, com a abordagem qualitativa, realizada na Escola Municipal de Educação Básica “Mário Antunes de Almeida”, na cidade de Várzea Grande-MT, com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, no período matutino. O resultado de análise e observação mostrou uma baixa frequência de leitura por parte dos alunos e o uso restrito do laboratório bibliotecário como espaço de leitura. Observou-se também que a maior parte dos alunos gosta de ler e lembram os livros que já leram. Por isso, se faz necessário estimular o hábito de leitura dos alunos, como repensar o laboratório bibliotecário, tornando-o dinâmico, com a participação ativa dos alunos, promovendo uma atuação conjunta entre escola/aluno/família, sendo de fundamental importância para o processo pedagógico e formação do leitor. A pesquisa foi dividida em tópicos sobre a literatura, a aquisição, imaginação e reflexão da Literatura Infantil.
Palavras-chave: Literatura infantil; leitura; biblioteca e escola.