A PRESENÇA DA LITERATURA INFANTIL EM TURMA DE 4 A 5 ANOS
Autores
Jucineia de Oliveira Andrade do Nascimento
Lisiane Ferreira de Souza
Adriane Weckerllin Bello
Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar como a literatura infantil vem sendo apresentada a uma turma da Educação Básica com faixa etária de 4 a 5 anos, e se isso acontece de forma, lúdica, pedagógica e Lúdico-pedagógica, ou apenas como leitura deleite. O tema da pesquisa surgiu durante o estágio obrigatório em Educação Infantil, quando se constatou a ausência deste modelo de literatura em sala de aula. As histórias infantis são importantes para a criança, pois auxilia no processo de seu desenvolvimento cognitivo e emocional de forma prazerosa e significativa. A pesquisa foi realizada com a colaboração de três (03) professoras de uma escola municipal do município de Várzea Grande/MT. Durante as abordagens da pesquisa foram utilizados questionários com perguntas abertas e fechadas, e com base nos principais referenciais teóricos a seguir, Fanny Abramovich (1997), Nelly Coelho Novaes (2000), Regina Zilberman 2003, apresenta-se análise e discussões, com algumas considerações.