DISLEXIA: DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM LIMITAÇÕES E DESAFIOS PARA EDUCAÇÃO
Autores
Adriana Cardoso dos Anjos
Joaildes Correa de Moraes
Laura Silbene Alves da Cruz
Adriane Weckerlin Bello
Resumo
O presente artigo tem por objetivo compreender como os profissionais da educação estão enxergando a dislexia nos alunos e verificar qual a metodologia diante de um aluno disléxico. A problemática em questão é investigar: como os professores do ensino fundamental entendem a dislexia? E quais estratégias de ensino aprendizagem os professores podem desenvolver com os alunos disléxicos? Pois quando se trata da educação, é certo que há necessidade em conhecer as principais características desse distúrbio, pois no exercício dessa profissão é bem provável que em algum momento nos deparemos com essa situação. Para obter essa análise utilizou-se de uma pesquisa bibliográficas e de campo por meio de questionários semiestruturados com perguntas abertas e fechadas em duas escolas de Várzea Grande MT. Para suporte teórico fundamentado principalmente em: Alves, et al (2013), Teixeira e Martins, (2014). Espera-se que este artigo seja referência a muitos educadores, para que os ajudem a compreender os disléxicos, propiciando a eles uma vida em ambiente escolar sem preconceito e sem repreensão.