A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Autores
Elza Aparecida da Silva
Luana Alencar de Campos
Adriane Weckerlin Bello
Resumo
A presente pesquisa tem por finalidade refletir sobre a importância de atividades lúdicas para crianças do ensino fundamental em fase de alfabetização, uma vez que nas aulas de educação infantil está muito presente o lúdico, com brincadeiras e jogos, mas quando a criança passa a ser alfabetizada, isso é deixado de lado, o que pode interferir no seu processo de aprendizagem da leitura e da escrita, pois pressupomos que as crianças aprendem brincando. Assim, o início da alfabetização não deve ser caracterizado com aulas rotineiras e cansativas. O interesse por essa investigação surgiu ao realizarmos estágio em uma sala de alfabetização e notarmos a falta de interesse dos alunos e as dificuldades encontradas no aprendizado, com isso nos foi instigado pesquisar sobre o papel do brincar no processo de alfabetização. São muitos os autores que fazem referência ao brincar, escolhemos alguns que falam nitidamente sobre a falta da aprendizagem através do lúdico e na utilização de jogos e brincadeiras e como esse processo se configura durante a alfabetização. Os autores escolhidos foram: Carvalho (2002), Macedo (2005), Sícoli Petty (2005), Passos (2005) e Brougère (1998). Como metodologia, utilizamos questionários qualitativos, nos quais alunos e professores da alfabetização participaram e colocaram suas opiniões. No decorrer de nossa pesquisa, observamos a frequência com que o brincar é utilizado nas salas de alfabetização.