A MÚSICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Autores

  • Késia Assis de Jesus
  • Françoise Franco
  • Adriane Weckerlin Bello

Resumo

A música é uma linguagem universal presente em todas as culturas e no dia-a-dia de todas as pessoas, se tornando uma ferramenta imprescindível no processo de ensino-aprendizagem, pois ela auxilia o desenvolvimento do raciocínio lógico, traz envolvimento emocional e é um instrumento de interação social, como também um caminho prazeroso para a descoberta de novas aprendizagens. Diante disso, o presente artigo tem como objetivo proporcionar uma reflexão sobre utilização da música na Educação Infantil. Mais especialmente discutir as suas contribuições como recurso pedagógico, que aliado à prática pedagógica pode contribuir com a formação integral da criança, promovendo um ensino eficaz e de qualidade. Ademais, busca-se refletir sobre a real intencionalidade da utilização da música no espaço escolar. A temática deste artigo surgiu a partir de observações e experiências em estágios realizados na Educação Infantil. Tendo em vista o objetivo proposto, levantou-se a seguinte questão: como o uso da música em sala de aula pode ajudar no desenvolvimento da criança? Este estudo apresenta uma abordagem metodológica bibliográfica, coletando informações em artigos e periódicos de autores de referência na área da música na educação, recorrendo-se a teóricos: Bassedas (1999), Brito (2003), Craidy (2001), Ferreira (2001), Godoi (2009), Libâneo (1994), Paige (2010). Espera-se que este artigo seja referência a muitos educadores, e que contribua para a reflexão sobre as práticas pedagógicas, utilizando a música no contexto da Educação Infantil, proporcionando às crianças uma aprendizagem lúdica ,prazerosa e criativa.

Downloads

Publicado

19-10-2018

Edição

Seção

TCC'S