UM BRINCAR LIVRE DE GÊNEROS: PARA MENINO OU PARA MENINA?

Autores

  • Alessandra Aparecida Guedes
  • Maria de Fátima Saraiva Morveli Nascimeto
  • Adriane Weckerlin Bello

Resumo

Este artigo tem por objetivo, observar como as crianças manifestam as desigualdades de gêneros diante de alguns brinquedos e brincadeiras. A problemática em questão é investigar como os professores reagem a essa óptica. Pretende-se abordar essa questão por meio de um breve relato sobre a definição de gênero, o brincar na educação infantil, como acontece a construção dos sentidos sobre a questão de gênero e como essa relação interfere nas brincadeiras. Para obter essa análise utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo por meio de questionários, seguindo três etapas de intervenção no colégio Luminar. Para suporte teórico, fundamenta-se principalmente em: Eliot, (2013), Aaud, (2017), Belotti, (1987), entre outros que defendem a importância da igualdade de gênero na infância e no ensino e aprendizagem.

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Publicado

19-10-2018

Edição

Seção

TCC'S