UM BRINCAR LIVRE DE GÊNEROS: PARA MENINO OU PARA MENINA?
Autores
Alessandra Aparecida Guedes
Maria de Fátima Saraiva Morveli Nascimeto
Adriane Weckerlin Bello
Resumo
Este artigo tem por objetivo, observar como as crianças manifestam as desigualdades de gêneros diante de alguns brinquedos e brincadeiras. A problemática em questão é investigar como os professores reagem a essa óptica. Pretende-se abordar essa questão por meio de um breve relato sobre a definição de gênero, o brincar na educação infantil, como acontece a construção dos sentidos sobre a questão de gênero e como essa relação interfere nas brincadeiras. Para obter essa análise utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo por meio de questionários, seguindo três etapas de intervenção no colégio Luminar. Para suporte teórico, fundamenta-se principalmente em: Eliot, (2013), Aaud, (2017), Belotti, (1987), entre outros que defendem a importância da igualdade de gênero na infância e no ensino e aprendizagem.