A SALA DE APOIO E SUA IMPORTÂNCIA NA DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM
Autores
Gisele Ferreira Nunes
Josiane Cristina de Almeida Cruz
Adriane Weckerlin Bello
Resumo
Este artigo traz o propósito de pensar na sala de apoio com possíveis contribuições que evidencie uma aprendizagem significativa dos alunos. O estudo toma como base referencial e metodológica a pesquisa bibliográfica, a partir de diferentes autores: Bossa (2000), Dockrell (2000) e Mcshan1e (2000), Drouet (2003), Freire (1996), Garcia (1998), Soares (2004), na busca de compreender a problemática: que reflexões advém das dificuldades de aprendizagem dos alunos que frequentam a sala de apoio? Os resultados apontam que a sala de apoio é um recurso viável, mas precisa de planejamento, diálogo entre escola, família e professora da sala regular e sala de apoio, organização da sala regular, do educador da sala de apoio e a escola, de forma articulada para que a aprendizagem ocorra de forma significativa e efetiva. Conclui-se que a sala de apoio representa uma importante contribuição para as superações das dificuldades de aprendizagem dos alunos, evitando a evasão e a repetência dos mesmos. É preciso que o educador da sala de apoio utilize-se de ações pedagógicas que ajudem a superar as dificuldades dos alunos, seja essa parcial ou total, sendo este último por deficiência cognitiva ou não, porque a dificuldade também pode ter raiz emocional, social, econômica, até cultural, no desempenho do aluno em sala de aula.