A pedagogia hospitalar é uma modalidade de ensino direcionada a crianças e adolescentes, que por motivos de saúde, encontram-se impossibilitados de frequentar a escola. O presente artigo tem como objetivo verificar, em hospitais do município de Cuiabá, como está ocorrendo o atendimento pedagógico às crianças e aos adolescentes hospitalizados. Ademais, busca levantar o número de crianças e de pedagogos em cada instituição, entrevistar profissionais, pais em situação de atendimento ou internação, analisar a situação atual do pedagogo hospitalar no município de Cuiabá, compreender a importância da pedagogia hospitalar e apresentar histórico da pesquisa. Tendo em vista o objetivo proposto, levantou-se a seguinte questão: todas as crianças hospitalizadas no município de Cuiabá recebem atendimento pedagógico? Esse estudo apresenta uma abordagem metodológica qualitativa com análise reflexiva de dados. Utilizará questionários como instrumento de coleta. Para contribuir nesse processo de pesquisa recorreram-se as referências teóricas de Esteves (2008); Covic (2011); Humaniza - SUS; Matos (2014); Moreira (2009); Souza et al. (2011); Pacheco (2005) e Zombini (2012). Espera-se que o resultado da pesquisa contribua para a reflexão sobre as práticas pedagógicas em ambiente não formal, como fator importante para a continuação dos estudos de crianças e adolescentes que por motivos de saúde encontramse impossibilitados de frequentar a escola formal.