A MÚSICA NA SALA DE AULA COMO FERRAMENTA DE ENSINOAPRENDIZAGEM: A PERSPECTIVA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO ÂMBITO ESCOLAR EM POCONÉ-MT
Resumo
Este artigo aborda os benefícios que a música traz como ferramenta de ensino-aprendizagem em sala de aula no município de Poconé com crianças nos anos iniciais do ensino fundamental e a perspectiva de atuação do pedagogo no âmbito escolar. A problemática surgiu através de uma observação a partir da qual percebeu-se à inexistência da música na sala de aula. O artigo tem por objetivo primordial analisar os benefícios da música para o desenvolvimento infantil, evidenciando os aspectos que se encontram presentes na música como ferramenta de ensino-aprendizagem. A metodologia adotada para a realização deste artigo foi através de pesquisas bibliográficas e de campo, realizadas na Escola Estadual Maria Helena de Araújo Bastos, no município de Poconé-MT, no ano de 2015 e 2016 com alunos do 1º ano e professores da instituição, afim de fazer um levantamento sobre a necessidade destes Educandos e a importância da música como ferramenta de aprendizagem no contexto escolar. Foram utilizados para a concretização deste artigo, estudos bibliográficos relacionados ao tema apresentado, tendo como autores: Weigel (1988); Maluf (2009); Bedran (2012); Ferreira (2013); Aranha (1996); Freire (2013); Brito (2003); Bréscia (2011); e Gainza (1988).