PEDAGOGIA EM AMBIENTES HOSPITALARES

Autores

  • Adriana Pereira Magalhaes
  • Nelsa de Souza Brandao
  • Riquene Aparecida Franco
  • Adriane Weckrlin Bello

Resumo

As constantes modificações da sociedade fazem com que a formação docente desenvolva habilidades para atuação em espaços não escolares, como o hospital, atuando junto a crianças e adolescentes que, devido a internação, cessam mesmo que temporariamente o seu processo de escolaridade. A Pedagogia Hospitalar tem adquirido um papel fundamental dentro da educação, pois firma-se como uma modalidade de ensino que tem como proposta acompanhar crianças e adolescentes em situações de ausência da escola. A pedagogia ganha enfoque, pois há uma preocupação em fazer com que as crianças internadas não percam os conteúdos escolares. Diante deste contexto, a pesquisa tem por objetivo apresentar a pedagogia no ambiente hospitalar, utilizando método de pesquisa bibliográfica e de campo qualitativa de caráter exploratório descritiva. Notando o fato de que muitas crianças e adolescentes perdem conteúdos escolares enquanto internados e perdem o ano letivo se dá a justificativa. O embasamento teórico teve contribuição de alguns autores: Mugiatti (2009), Rodrigues (2012) e Matos (2014). A problemática: há uma metodologia específica para as crianças em situações hospitalares.

Downloads

Publicado

23-10-2018

Edição

Seção

TCC'S