A SEXUALIDADE NA CONCEPÇÃO DOS PEDAGOGOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Ana Paula Bueno Pereira
  • Deanderson Viana de Araujo
  • Adriane Weckerlin Bello

Resumo

A escola por se tratar de um ambiente plural de conhecimentos também possui uma forte influência no que se refere a sexualidade, no entanto na maioria delas este assunto não possui abertura para que seja falado ou discutido, por mais que não seja um assunto novo (Sayão, 1997). Pois apesar da sua importância, a sexualidade ainda é pouco explorada na escola, especialmente quando se trata da sexualidade de crianças, devido a preconceitos, tabus e crenças relacionados ao tema (Rodrigues & Wechsler, 2014). Considerando que sexualidade faz parte da vida de todos os seres humanos e que cotidianamente recebemos influências de educação sexual das mais variadas esferas da sociedade, a escola pode ser considerada um ambiente propício para a socialização e troca de conhecimentos, considerando que os alunos passam boa parte do seu tempo nela e estão no mesmo estágio de desenvolvimento (Pecorari et al., 2005). Dado isso, este trabalho teve como objetivo principal apresentar a concepção dos professores sobre lecionar o tema sexualidade na educação básica. Para alcançar este objetivo os dados foram obtidos através de um questionário respondido por 16 professores de uma escola pública do município de Várzea Grande, Mato Grosso. Como resultados, encontramos que a maioria dos educadores apoia que a sexualidade seja trabalhada na escola, porém que estes conhecimentos sejam transmitidos com maior frequência pelos pais. Além disso, a maioria dos professores julga possuir algum conhecimento sobre o assunto. Como conclusão, acreditamos que a falta de conhecimento sobre a sexualidade pelos professores não é o que os impede de trabalhar este tema, mas que é necessário haver uma mudança na forma de pensar dos próprios educadores e da comunidade escolar como um todo para que de fato o trabalho com a educação sexual possa ser concretizado. As principais referências bibliográficas utilizadas foram de autores como Aquino (1997), Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e Quarto Ciclos: Apresentação dos Temas Transversais (1998), Louro (2006), Sayão (1997) e Suplicy (1995).

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Publicado

23-10-2018

Edição

Seção

TCC'S