MOTIVAÇÃO E AUTOESTIMA COMO FATORES DE PERMANÊNCIA DE EDUCANDOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Lailze Ferreira de Almeida Escames
  • Lúcia Hellmann Carrara
  • Adriane Weckerlin Bello

Resumo

A educação de jovens e adultos (EJA) é uma modalidade de ensino direcionada às pessoas que por motivos sociais, econômicos, políticos ou pessoais não ingressaram na escola no tempo regular. O presente artigo tem como objetivo proporcionar uma reflexão acerca das estratégias pedagógicas que são desenvolvidas para a permanência dos educandos da educação de jovens e adultos na unidade escolar. Ademais, busca refletir sobre a motivação e a autoestima como fatores importantes nesse processo de aprendizagem considerando as dificuldades que os educandos trazem de sua vida cotidiana, percebe-se que uma das características frequente do educando da educação de jovens e adultos é sua baixa autoestima. Tendo em vista o objetivo proposto levantouse a seguinte questão: De que maneira o professor pode contribuir para elevar a autoestima de educandos na educação de jovens e adultos? Esse estudo apresenta uma abordagem metodológica qualitativa com análise reflexiva de dados. Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados algumas entrevistas, serviram para contribuir nesse processo de pesquisa, recorreu-se as referências teóricas de Pinto (2001), Gadotti (2001), Freire (1987), Ribeiro (2001), Ohuschi (2011), Schwartz (2010), Laffin (2011), Brasil (1996). O lócus da pesquisa foi uma sala de aula do 1º segmento da EJA da rede pública de ensino de Várzea Grande – MT. Professora e alunos da distinta rede de ensino foram os sujeitos do estudo. Espera-se que este a artigo seja referência a muitos educadores, que contribua para a reflexão sobre as práticas pedagógicas, como fatores importantes na permanência dos educandos da EJA na escola.

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Publicado

19-10-2018

Edição

Seção

TCC'S